Setor Bueno, Goiânia-GO

Advogado e Acúmulo de Profissões: Entenda as Regras da OAB

Frequentemente surge a dúvida: advogado pode exercer mais de uma profissão? Muitos profissionais questionam se, após a formação em Direito, devem abandonar seu emprego atual para iniciar a advocacia.

Outro questionamento comum é a possibilidade de manter, por exemplo, um escritório de contabilidade juntamente com o escritório de advocacia.

Consultas e representações éticas na OAB

Recebemos contatos de colegas que buscam modelos de defesa para processos éticos, assim como orientações para a defesa prévia, depois de serem representados na OAB. Em vários casos, a representação decorre do fato de exercerem a advocacia junto com outra atividade profissional no mesmo espaço físico.

Posicionamento do Conselho Federal da OAB

Em dezembro de 2019, o Órgão Especial do Conselho Federal da OAB respondeu à consulta n.º 49.0000.2017.000174-6, relatada pelo Conselheiro Federal Luiz Saraiva Correia, esclarecendo:

“Advogados podem exercer outras profissões, desde que não ocupem o mesmo espaço físico do escritório de advocacia, não divulguem as atividades em conjunto e não atendam clientes da outra atividade com prestação de serviços advocatícios, seja na esfera contenciosa ou consultiva.

Não há incompatibilidade entre a advocacia e a profissão de jornalista, salvo nas hipóteses previstas nos incisos V, VII, XIII e XV do artigo 34 do Estatuto da Advocacia e da OAB.”

Cuidados para o exercício simultâneo de profissões

Assim, é possível afirmar que o profissional do Direito pode exercer outras profissões. No entanto, é necessário observar certos cuidados para não infringir as normas éticas da OAB.

O ideal é que não haja compartilhamento do mesmo espaço físico entre as atividades, que não haja divulgação conjunta destas e que a advocacia não seja exercida para os clientes da outra profissão.

Considerações sobre espaços de coworking

Um tema atual refere-se ao uso de espaços de coworking, que têm ganho popularidade mundial por reduzir custos e gerar renda. Exemplos como o Airbnb demonstram o crescimento do compartilhamento de espaços, inclusive residenciais.

É provável que a OAB em breve se manifeste oficialmente sobre a compatibilidade do uso desses ambientes com as normas da advocacia.

Conclusão

Para prevenir a instauração de representações ético-disciplinares, é imprescindível que o advogado observe rigorosamente as orientações do Conselho Federal da OAB e, sempre que necessário, recorra a assessoria especializada.

Assim, torna-se possível compatibilizar o exercício de outras atividades profissionais com o respeito aos limites éticos da advocacia.

Por fim, diante de dúvidas ou da necessidade de atuação defensiva em processos ético-disciplinares, recomenda-se a consulta a advogado com atuação específica em processo disciplinar da OAB.

Por Pedro Rafael de Moura Meireles – Advogado especialista em processo disciplinar OAB

FALE COM UM ADVOGADO

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)