Moura Meireles AdvocaciaMoura Meireles AdvocaciaMoura Meireles Advocacia
(62) 99630-6687
contato@mourameireles.adv.br
Setor Bueno, Goiânia-GO
Moura Meireles AdvocaciaMoura Meireles AdvocaciaMoura Meireles Advocacia

Recurso Conselho Federal da OAB: Falta de prestação de contas. 

Recurso Conselho Federal da OAB: Falta de prestação de contas. 

A melhor forma de recorrer de uma decisão no processo ético disciplinar da OAB para o Conselho Federal da OAB é conhecer como a OAB julga o tema, conhecer a jurisprudência

Neste artigo, o tema é a infração ao art. 34, XXI da lei 8.906/94, ou seja, falta de prestação de contas. 

O recurso para o Conselho Federal da OAB no processo disciplinar da OAB possui requisitos de admissibilidade. 

Não abordaremos os requisitos nesse artigo, para saber sobre quais os requisitos recomendo a leitura do artigo: “Guia prático de Recurso no processo Disciplinar da OAB: para o Conselho Seccional da OAB e Conselho Federal da OAB”. 

Um recurso bem feito se inicia na defesa prévia, passa pelas razões finais, pelo recurso para o Conselho Seccional da OAB, finaliza no conhecimento profundo da jurisprudência atual. 

Deixo claro, que demonstrarei o entendimento da OAB, não é a minha opinião pessoal sobre as teses. Estou aqui para demonstrar a realidade dos julgamentos. 

Sem ambages, você advogado ao elaborar o recurso deve saber

  1. Há diferença entre a obrigação de prestar contas do art. 34, XXI do Estatuto da Advocacia e da OAB, da obrigação de prestar contas do art. 12 do Código de Ética e Disciplina da OAB. 
  1. A obrigação de prestar contas do art. 34, XXI é referente ao recebimento de valores. 
  1. A obrigação de prestar contas do art. 12 é referente ao término da ação.  
  1. Pode acontecer de o advogado ter a obrigação de prestar contas do art. 34, XXI e do art. 12 ao mesmo tempo. 
  1. A sanção para o advogado que comete infração ao art. 34, XXI é de suspensão, e a sanção para o advogado que comete infração ao art. 12 é de censura. 
  1. No caso de infração ao art. 34, XXI, a sanção de suspensão é prorrogada até que o advogado pague os valores (art. 37, §2º). 
  1. O Conselho Federal da OAB entende que, quando há ação judicial cível entre as partes envolvendo os valores locupletados, afasta a prorrogação da suspensão, ou seja, afasta o art. 37, §2º. 
  1. Para o Conselho Federal da OAB, no julgamento de recurso, o entendimento é: a prestação de contas é obrigação legal imposta ao advogado, que somente se aperfeiçoa com a efetiva entrega dos valores devidos ao cliente, não sendo suficiente a mera apresentação de cálculos. 
  1. A OAB entende que é desnecessário que o cliente solicite prestação de contas, pois, o advogado possui obrigação legal de prestar contas. 
  1. No processo ético, não há diferença de condutas culposas ou dolosas, principalmente em relação as infrações disciplinares de locupletamento e recusa injustificada à prestação de contas, que se configuram independentemente de dolo ou má-fé. 
  1. Em decisões recentes a OAB decidiu que a conduta omissiva, de se manter inerte em seu dever legal de prestar contas e repassar ao cliente o quanto lhe era devido, equipara-se à recusa injustificada à prestação de contas (art. 34, XXI, EAOAB). 
  1. Prestação de contas tardia não afasta ou reduz a responsabilidade do advogado. 
  1. Também é infração ao art. 34, XX e XXI o Advogado que recebe valores a título de honorários advocatícios e não comprova a prestação de qualquer serviço profissional, ou seja, não deu entrada na ação. 
  1. No julgamento do recurso 25.0000.2024.021521-4/SCA-TTU, o advogado permaneceu com os valores por mais de ano. O cliente o representou na OAB e entrou com ação cível. O advogado fez acordo e pagou os valores na ação cível. Neste caso, pela independência das instâncias, o processo ético não será arquivado e será julgado, a OAB tem o poder-dever de julgar o processo ético. O Poder Disciplinar não é discricionário. 

Por fim, se você se encontra numa destas situações, devolve os valores corrigidos e compre nos autos. Não retira a infração, mas ameniza. 

Se o seu caso é diferente, demonstre para a OAB que você não se amolda na jurisprudência acima. 

Espero ter colaborado para o seu recurso no processo disciplinar da OAB. 

Pedro Rafael de Moura Meireles, advogado especialista em processo disciplinar da OAB.  

Deixe Um Comentário

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)
Estamos online!👋