Moura Meireles AdvocaciaMoura Meireles AdvocaciaMoura Meireles Advocacia
(62) 99630-6687
contato@mourameireles.adv.br
Setor Bueno, Goiânia-GO
Moura Meireles AdvocaciaMoura Meireles AdvocaciaMoura Meireles Advocacia

Como funciona a reabilitação na OAB?

Como funciona a reabilitação na OAB?

O Advogado condenado em processo ético disciplinar da OAB pode voltar a ser ficha limpa. Você sabia? 

Vários advogados que sofrem sanção na OAB, acreditam que após o cumprimento da sanção, é reabilitado automaticamente. Há diferença e finalizar a sanção e ser reabilitado. Não confunda reabilitação com retirar a suspensão e poder exercer sua profissão. 

Enquanto o advogado não for reabilitado, a sanção continuará em sua ficha, gerando efeitos para reincidência e para futuro processo de exclusão. Portanto, é muito importante requerer a reabilitação da sanção. 

O artigo 41 da lei 8.906/94.; preceitua que o advogado que pode requerer reabilitação de sanção após 1 ano de cumprimento da sanção e provas de bom comportamento. 

São requisitos do pedido de reabilitação: 

1º requisito: Ter cumprido a sanção há mais de 1 ano. (Requisito de natureza objetiva) Só começa a transcorrer o período de 1 ano após o fim do cumprimento da sanção. Se o advogado ficar suspenso por 1 ano, depois que a OAB declarar o cumprimento da pena, é que começará a transcorrer o período de 1 ano. 

2º requisito: Provas de bom comportamento. (Requisito de natureza subjetiva). São provas de bom comportamento: certidão da OAB demonstrando que não cometeu novas infrações, e certidão criminal demonstrando que não responde a processo criminal. 

Considerações importantes: 

  • Se a sanção disciplinar tiver resultado da prática de crime, apenas após a reabilitação criminal decretada pelo Poder Judiciário poderá ser pleitear a reabilitação disciplinar na OAB. Nesse caso dispensa a produção de provas. 

  • Para dar entrada no pedido de reabilitação você deve fazer uma petição simples requerendo a reabilitação. Deve também anexar as provas de bom comportamento. 

  • Algumas seccionais da OAB cobram taxa para protocolizar o pedido de reabilitação. 

  • O Requisito de Bom comportamento que deve ser interpretado de forma restritiva, evitando-se que a excessiva margem de discricionariedade do julgador torne inviável a pretensão de reabilitação disciplinar. É dizer, o bom comportamento se presume, devendo ser fundamentada a decisão para afastá-lo. (25.0000.2023.073321-9/SCA-STU). 

  • A OAB ao analisar pedido de reabilitação não de valorar condenações disciplinares posteriores, mas referentes a fatos praticados anteriormente ao período de 01 após o cumprimento da sanção, para fins de afastar a presunção do bom comportamento, o qual somente será afastado se os fatos forem praticados durante o período de 01 ano após o cumprimento da sanção. (16.0000.2022.000154-5/SCA). 

  • Não demonstra bom comportamento a prática de novos atos antiéticos e infracionais após o cumprimento da sanção disciplinar à qual requer a reabilitação.. (16.0000.2023.000050-7/SCA-PTU) 

Pedro Rafael de Moura Meireles, advogado especialista em processo ético disciplinar da OAB. 

Deixe Um Comentário

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)
Estamos online!👋